O que é terapia cognitivo comportamental?
Aaron beck
Se nossos pensamentos forem limpos e claros, estaremos melhor preparados para alcançar nossos objetivos.
A “Terapia Cognitiva” foi fundada por Aaron Beck, Neurologista e Psiquiatra norte-americano que propôs, inicialmente, um “modelo cognitivo da Depressão” e que posteriormente evoluiu para a compreensão e tratamento de outros transtornos, consolidando-se então como Teoria Cognitiva. Suas primeiras obras importantes datam de 1967 e desde então, as principais influências da área vieram dos estudos, observações e experimentos de Beck.
​
A TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) é uma área da Psicologia que tem como foco de atuação o impacto dos nossos pensamentos (cognições) sobre os sentimentos e os comportamentos.
​
Podemos compreender, após maior contato com esta Terapia, que não são os eventos propriamente ditos que nos afetam ou causam sofrimento, mas sim as percepções que temos a respeito deles. A maneira como vemos e pensamos as situações, o mundo, as pessoas e nós mesmos, fará toda diferença na forma como nos sentimos e, por consequência, nos comportamos, nos relacionamos, fazemos escolhas, etc. Esse é um dos princípios básicos da TCC, que conta com inúmeras técnicas para compreender as diferentes situações que vivemos, os comportamentos, pensamentos e os transtornos psicológicos.
​
Perguntas frequentes sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental:
Quem pode ser atendido pela Terapia Cognitivo-Comportamental?
​
Todos podem. Crianças, adultos, casais, gestantes, idosos, grupos de pessoas (escolas, empresas, instituições, grupos esportivos).
​
A Terapia Cognitivo-Comportamental se destina a quais tipos de questões ou “problemas”?
​
A TCC se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais (Depressão, Ansiedade, Transtornos Psicossomáticos, Transtornos Alimentares, Fobias, Traumas, Dependência Química, entre outros), quanto ao auxílio nas mais diversas questões que permeiam nossa vida: dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, dificuldades com comportamentos das crianças, luto, separações, perdas, traumas, estresse, dificuldades de aprendizagem e muitos outros. Também auxilia no desenvolvimento pessoal (por exemplo, com as habilidades sociais, desenvolvimento de potencialidades, autoconhecimento).
​
Como são as sessões de Terapia Cognitivo-Comportamental?
​
As sessões e o processo terapêutico como um todo são construídos em conjunto entre Psicólogo e Paciente, onde são definidos: foco (ou seja, os problemas ou questões específicas a serem trabalhadas) e as metas de intervenção terapêutica. Requer comprometimento do paciente com estas metas, que são frequentemente discutidas e avaliadas para que sejam eficazes. O objetivo é fornecer ao paciente “ferramentas” para que ele seja cada vez mais autossuficiente, ou seja, conheça as técnicas e conquiste autonomia para que possa lidar com aquilo que o incomoda ou que necessita de melhoria. Isso se chama “psicoeducação”.
​
​